.

.

10/02/2012

Phylter - Phylter (1978)




Phylter [full album]


"Phylter" foi uma excelente banda de progressivo sinfônico da parte norte da Bélgica, cujo o álbum autointitulado de estréia foi gravado em um pequeno estúdio em Brugge, e lançado em 1978. Esmera-se no instrumental de alto nível, tendo na consonância do conjunto vocal um ingrediente diferenciado. 

Um álbum conceitual que conta a história de marinheiros a bordo de um navio que encontram abrigo em uma ilha desabitada numa caverna durante tempestade em alto-mar. A entrada da caverna, (como pode ser vista na obra de arte da bela capa), acaba obstruída por um desmoronamento, obrigando-os a adentrá-la  através de descidas e subidas, até que finalmente entra em cena um novo mundo que estava escondido no fundo do mar.

A banda foi formada por Patrick Philips, tecladista de primeira grandeza, que divide os vocais harmonizados com o ótimo guitarrista Van Marc Bortel, e o impecável baixista Paul van Bortel, além de Christian Zaman na bateria, sempre perceptível dando suporte rítmico perfeito. Surpreendentemente, dada a qualidade, e tendo sido bem cotado pela crítica e público, foi o único álbum. 

Remasterizado no ano de 1993 pelo selo francês Spalax, contou também com Jean-Marie Aerts e Rens Van der Zalm como convidados especiais, tocando guitarra rítmica e violino respectivamente, ambos são grandes destaques. 

Informações a respeito do álbum "Phylter" são raras, entretanto seu reconhecimento se estendeu às fronteiras do rock progressivo em qualquer parte, um registro realmente bom em todo o seu conteúdo, ratificando o conceito dos belgas como exímios representantes da arte. Neste caso o material produzido têm características sonoras bem ao estilo "Genesis", "Camel" ou "Yes" do mesmo período, e fluindo com muita competência, o que o torna uma audição prazerosa. 

Por ser focado em seu instrumental, cabe o destaque à Patrick Philips, tecladista muito técnico, ao mesmo tempo que obscuro, pouco se sabe além desta performance da sua carreira. O álbum tem todos os ingredientes que se deseja para a primazia do gênero, e os vocais são em inglês e muito bons. Progressivo  possante, dinâmico, repleto alternâncias dramáticas e belas melodias, como no épico de quinze minutos, "Down and Mood for Change", em "Overture", "Consideration" ou em "Phylter". E a suavidade harmoniosa de rara beleza melódica em conjunto aos riffs de guitarra e brilhantes solos de teclado em "Promenade" e "Dreams Of Yesterdays". Boa audição!


Phylter
Album: Phylter
Year: 1978
Country: Belgium
Genre: symphonic rock


Tracklist:
  1. Overture 
  2. Dreams Of Yesterdays 
  3. Phylter 
  4. Promenade 
  5. Consideration 
  6. Down And Mood For Change 

Members:
  • Patrick Philips - organ, piano, (fender rhodes, acoustic, Eko), strings, synthesizer, vocals 
  • Marc Van Bortel - lead guitar, vocals 
  • Paul Van Bortel - bass, vocals 
  • Christian Zaman - drums 
  • Jean-Marie Aerts - rhythm guitar 
  • Rens Van der Zalm - violin 



Flac
mediafire.pt1 - (156,71 MB)
mediafire.pt2 - (87,49 MB)
ou
Mp3 - 320 Kbps - 48 kHz
mediafire (98,86 MB) 
ou
narod.ru (100,94 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *