.

.

02/10/2013

Pink Floyd: An Hour With Pink Floyd (1970) Sigma 26





Cymbaline (áudio Sigma 26)

Esta é uma das mais cultuadas gravações do "Pink Floyd", nos anos setenta. Filmada profissionalmente em um dos estúdios da famosa emissora pública KQED, em San Francisco, esta apresentação teve o áudio completamente remasterizado e no caso do vídeo, o tratamento de imagem dentro do possível.

Considerado um momento histórico, principalmente pela excelente qualidade da gravação, (algo raro dentro desse período), a emissora apresentou um programa intitulado "An Hour With Pink Floyd",  gravado em 30 de abril de 1970; quando muito provavelmente as pessoas de um modo geral envolvidas, jamais poderiam imaginar o quão importante e valioso, se tornaria este pequeno documentário da banda.

A maioria das imagens são da banda tocando no estúdio KQED. Vindo de 1970, a qualidade das imagens é obviamente vintage, mas nítidas e claras como seria de esperar de um ambiente controlado por um estúdio de TV, o que resulta na melhor filmagem dessa era do "Pink Floyd", além do filme "Live At Pompeii", 18 meses depois.

"Atom Heart Mother" é uma versão mais curta que o  padrão de banda,  pouco mais de 16 minutos, mas foi impecável. Cada membro da banda têm a mesma atenção do cameraman, permitindo ao espectador muitos close-ups.

Um dos aspectos que mais favorecem o conjunto KQED, é o fato do áudio ter a reverberação natural de um estúdio vazio, uma acústica formidável que juntamente com as unidades Binson Echorec da banda, favorece uma maravilhosa sensação de profundidade. Se há um efeito que realmente definiu o som do Pink Floyd nos anos 70 é o Echorec Binson. Esta unidade de eco tem um som único e ambos "Gilmour" e "Wright" as utilizaram para criar sons que eram bastante inovadores na época. Além dos closes dos músicos, há outra câmera circulando a banda (uma técnica que veríamos depois em "Live At Pompeii"),  permitindo ver ambos com seu próprio *Binson Echorec.

img_5534

Outro destaque é "Grantchester Meadows" abrindo com o característico som de cantos de pássaros e com imagens de árvores e riachos, aumentando a vibração pastoral da canção. Esta é uma das melhores performances da peça, e é realmente muito legal ver Gilmour e Waters sentados lado-a-lado com guitarras acústicas realizando esta ode sentimental em seus primeiros dias em Cambridge.

Ao longo da tour deste período, comummente "Green Is The Color" antecedeu "Careful With That Axe, Eugene", oferecendo uma ambientação perfeita na arte dos contrastes - a justaposição do sublime folk do primeiro contra o baque psicótico do último, e esta abordagem é exatamente o que foi capturado aqui no estúdio da KQED. 

Vaca leilão KQED"Careful With That Axe, Eugene" é outra com performance perfeita. Devido à natureza do programa de TV, o que certamente contribui para ao carácter suave em que se desenvolve, têm sua extensão abaixo de 9 minutos. Existem vários close-ups de Roger Waters demonstrando a técnica de "seus gritos", e o clímax é longo, embora não seja tão intensa e experimental, a banda está bem ajustada.

Sigma 26, na versão CD, contém a transmissão de rádio do programa KQED, em essência, qualidade soa um pouco melhor do que a trilha sonora a partir do vídeo, sem dúvida a melhor versão até então disponível para este concerto em termos de áudio, no que diz respeito as imagens pouco foi possível melhorar. A clareza de detalhes do áudio é surpreendente, facilmente comparável aos soundboards de 1970 ou as BBC Sessions.

Um dos últimos enlaces da era da psicodelia, este é um documento inestimável do "Pink Floyd" em direção ao ápice de sua fase mais progressiva e experimental. Boa audição!


Grantchester Meadows 

Pink Floyd
"An Hour With Pink Floyd"
Label: Sigma 26 - 2008
KQED TV Studios, San Francisco, 
California, USA – April 30th, 1970


CD (radio broadcast):

1. Introduction
2. Atom Heart Mother 
3. Cymbaline
4. Grantchester Meadows 
5. Green Is The Colour
6. Careful With That Axe Eugene
7. Set The Controls For The Heart Of The Sun



"An Hour With Pink Floyd" (Complete, 1970-KQED)
59:04


Mp3 - 320 Kbps - 48 kHz
mediafire  - (120,55 MB)
 
"An Hour with Pink Floyd"

*Binson Echorec - Technical stuff

img_5554Produced in Milan, Italy, the Binson’s had its peak in the 60’s. They were unique in their construction, utilizing a specially designed steel/alloy disc or drum, which carried a durable flat metal ‘tape’. The drum was driven by a powerful AC motor, in most cases, via a rubber jockey wheel, which kept the transport very stable. Record and playback heads were arranged around the drum periphery. - from the Binson site

2 comentários:

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *