.

.

12/05/2013

Prosper - Broken Door (1975) Garden Of Delights 2003




  Dance of an Angel

Outra obra de alto nível que a gravadora Garden Of Delights traz à tona, das raízes do glorioso progressivo alemão dos anos 70. "Prosper" surgiu em Bottrop, uma cidade situada na região noroeste de Ruhrgebiet (Vale do Ruhr), a região metropolitana mais populosa da Alemanha e também a maior região industrial da Europa. A história da banda começou em 1973 como Prosper I. O tecladista Jürgen Pluta, foi seu co-fundador, mas logo iria para o grupo Wallenstein. Evert Brettschneider (guitarra) e Matthias Geisen (baixo) foram os primeiros membros efetivos, e reduziram o nome da banda  para "Prosper". Na sequência ingressaram Friedhelm Misiejuk (bateria, percussão), Fritz A. Frey (guitarra, vocais) e Ernst Müller (teclados). Com este line-up produziram o álbum inaugural (produção própria com 500 cópias),  "Broken Door", em 1975. 

Pela natureza de sua origem, a música é vista como uma fusão de Krautrock e Jazz-Rock, mas é muito mais complexa. Creio que Progressivo Eclético lhe confere a dimensão mais apropriada. Ingredientes de rock psicodélico, espacial e sinfônico, mesmo em alguns momentos da cena de Canterbury, (principalmente o "Egg", em algumas passagens nos teclados), fazem parte do seu repertório. Este álbum apresenta texturas escuras, riffs pesados ​​e progressões instrumentais como por exemplo "King Crimson" do mesmo período, bem como um jazz fusion inebriante soando semelhante ao "Mahavishnu Orchestra" em alguns trabalhos excelentes de guitarra. "Lembrando", por vezes, "John McLaughlin". 

As comparações refletem apenas parte da música, no entanto, como em sua música existem outros estilos, "Prosper" destilou seu som de maneira distinta, criando sua própria identidade. Cada música varia de estilo de forma harmoniosa tornando o álbum homogêneo, uma estrutura versátil, as oito canções contêm muitas peças instrumentais entremeadas por piano, mellotron, moog ou um bom trabalho de guitarras gêmeas. Do inebriante ao mais obscuro, as músicas sempre mantêm instrumentais mais progressistas. Ainda assim, intercaladas por belas sessões melódicas. Ao meu ver, todas as músicas são excelentes, e talvez as menos expressivas sejam "Birds of Passage" e "Your Country", embora ainda boas. 

Um trabalho recheado de grandes melodias e ótima orquestração, variedade de estilos e humor; mais um capítulo de um único álbum, uma obra singular, outra joia preciosa das profundezas do fascinante universo do rock progressivo. Além de muito boa qualidade na masterização da obra, a Garden Of Delights, elaborou um livreto especial, repleto de imagens e material abordando toda a trajetória da banda. Boa audição!


Where the Sun touches the Water



Prosper
Studio Album, released in 1975
LP Self Production (1975)
CD Garden Of Delights CD 085 (2003)


Songs / Tracks Listing


1. Beginning (7:19)
2. Burning in the Sun (2:04)
3. Broken Door (3:24)
4. Dance of an Angel (6:56)
5. Your Country (5:40)
6. Birds of Passage (4:56)
7. Master's inspiration (1:32)
8. Where the Sun touches the Water (7:54)


Total Time: 39:45


Line-up / Musicians



Evert Brettschneider / guitars
Fritz A. Fey / guitars, vocals
Ernst Müller / keyboards
Mathias Geisen / bass
Friedhelm Misiejuk / drums, percussion





Beginning

Flac
mediafire.part1 - (180,24 MB)
mediafire.part2 - (67,36 MB)
Mp3 - 320 Kbps - 48 kHz
mediafire - 87,64 MB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *