.

.

13/06/2015

Roger Waters insiste para que Gil e Caetano cancelem show em Israel




Ex-líder do Pink Floyd e a BDS promovem boicote de artistas ao país.
Carta escrita pelo músico cita caso de jovens baleados na Cisjordânia.
 
 
Após divulgar uma primeira carta em 22 de maio, o músico britânico Roger Waters divulgou outro texto em que insiste para que Gilberto Gil e Caetano Veloso cancelem um show da turnê conjunta em Israel, que será no dia 28 de julho.

Na carta, enviada ao G1 pelo coordenador da BDS ("boicote, desinvestimento e sanções") na América Latina, Roger Waters cita o caso de dois jovens que foram baleados em janeiro por forças israelenses. O músico já pediu a Neil Young, Robbie Williams e a Lauryn Hill que desistissem de suas turnês em Israel. Apenas a cantora aderiu ao boicote em maio.

A BDS pressiona Israel pelo fim da ocupação de territórios palestinos. A organização também promove o abaixo-assinado "Tropicália não combina com apartheid", contra o show de Gil e Caetano em Israel, que tem mais de 12.486 assinaturas. A meta é 15 mil.

Leia a carta de Roger Waters na íntegra:

"Ao Editor,
No mês passado eu escrevi para Caetano e Gil e não recebi nenhuma resposta, mas suponho que eles irão cruzar a linha do piquete e tocar em Tel Aviv. Que seja. Eles devem ter razões imperativas que estão guardando para si mesmos. Em minha carta a eles, eu falei sobre futebol, praias, direitos humanos e sonhos. Aqui vai uma história sobre sonhos e futebol.

Jawhar Nasser Jawhar, 19, e Adam Abd al-Raouf Halabiya, 17, dois jovens e promissores jogadores de futebol, sonhavam em um dia jogar profissionalmente, talvez até defendendo a camisa do país deles. Em 31 de janeiro, enquanto eles caminhavam para casa, saindo de uma sessão de treinamento no Estádio de Faisal al-Husseini em al-Ram, no centro da Cisjordânia, forças israelenses abriram fogo contra eles sem aviso.

Jawhar foi atingido sete vezes em seu pé esquerdo e três vezes no direito. Halabiya foi ferido uma vez em seu pé esquerdo e uma no direito. Médicos no hospital governamental de Ramallah dizem que os dois nunca chutarão uma bola de futebol de novo; na verdade, serão necessários seis meses de tratamento antes que os médicos possam avaliar se eles poderão andar novamente.

Estes dois jovens não foram acusados de nenhum delito, e nenhum inquérito foi aberto sobre as ações dos soldados responsáveis por suas lesões incapacitantes.

Assim, Caetano e Gil, Jawhar e Halabiya não estarão presentes no show de vocês em Tel Aviv. No entanto, os homens que os balearam estão livres para comparecer, se desejarem.

Roger Waters
7 de junho de 2015, Nova York"

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *